Relacionamento no discipulado
Texto: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.” (João 13:35)
Verdade Central: não há discipulado sem relacionamento. Discipulado vem de disciplina a outrem, ou seja, trazer a pessoa para moldar o caráter em um nível de saúde e de resposta eficaz.
Introdução: a palavra-chave no relacionamento é discipulado. Você precisa saber o que é discipulado. Discipulado é traduzido em relacionamento. Discipulado é dar para receber. Discipulado não é discurso. Se você está no discurso, você está gastando a palavra discipulado. Não faça isso com a Visão e com os seus discípulos.
A Visão Celular é uma Visão de relacionamento, de ganhar, consolidar, discipular e enviar. Quem não se submete é porque tem rebelião. Os rebeldes não se interessam pela Visão. Costumo dizer que escorpião não muda de natureza, na hora certa, pica e assim é a pessoa, quando não muda: a sua natureza causa danos em qualquer lugar. Porém, quando muda de natureza, aonde for, frutifica.
Trabalharemos juntos para melhorar o conceito de discipulado e levar o nosso povo ao compromisso com resposta. Vamos restaurar a linguagem do discipulado, não permitindo que seja usada fora do contexto, para que, quando as pessoas disserem que estão sendo discipuladas, possam dessa forma expressar-se corretamente, ou pelo menos, da forma mais apropriada do significado real da palavra, segundo o modelo de Jesus.
1. Discipulado é intimidade
“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade;” (Jo 1:14)
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre.” (Jo 14:16)
Precisamos voltar aos princípios bíblicos do Senhor, pois eles são eternos. Jesus está trazendo a Sua Igreja ao discipulado novamente. Ao vir a Terra e nos salvar, Ele morreu, ressuscitou e decidiu morar dentro de nós. Quer discipulado melhor do que esse? Não existe!
Jesus habita dentro de nós. Este é um ato que nos consolida diariamente. O discipulado de Jesus é: fazer morada. Esse é o discipulado do Mestre gerar intimidade de morada, conhecer a nossa morada e Se fazer conhecido por nós.
Conheça a morada do seu discípulo. Não crie argumentos dizendo que o seu discipulador não sabe onde você mora. Conheça você a morada do seu discípulo. Faça melhor que o seu discipulador terreno, porque o Discipulador maior, Jesus, mora dentro de você. Ele é o seu referencial.
2. Discipulado é abrir portas
“Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: Que buscais? Disseram-lhe eles: rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde pousas? Respondeu-lhes: Vinde, e vereis. Foram, pois, e viram onde pousava; e passaram o dia com ele; era cerca da hora décima.” (Jo 1:38-39)
Faça o seu papel de discipulador. Sente-se à mesa com seus discípulos. Discipulado é abrir as portas para relacionamento. Se as pessoas não conhecem a sua casa porque você fecha a porta, significa que há coisas na sua vida que elas não podem saber. Então, você não pode fazer discípulos. Quem não se relaciona não pode fazer discípulo.
Não queime a palavra discipulado. Use-a discipulando. A palavra discipulado não é para ser usada só na fala, mas na prática. Os discípulos precisam se sentir amados.
3. Discipulado é frutificar
“Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.” (Jo 15:8)
No Salmo 1 a Palavra diz que o justo é como árvore frutífera que dá o fruto na estação própria, cujas folhas não murcham. As folhas são as células (Ap 2:2). A árvore busca água no rio através da raiz, mas para isso não muda de ambiente. Assim você e os seus discípulos precisam ser. Vocês precisam ir buscar água onde ela estiver, mas sem sair do lugar no qual você está plantado e ali FRUTIFICAR.
Essa é a visão do discipulado: frutificar onde se está plantado, gerando relacionamento, sem gastar a palavra discipulado de forma desnecessária.
4. Discipulado é prática
“Antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, e havendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.” (Jo 13:1)
Se o discipulador é coerente, ele sempre consolida o ministério do discípulo através de reuniões, macro-células, gabinetes etc. Discipulado é prática e todo líder que investe nos seus discípulos alcança um discipulado com resposta, pois todo discipulado trabalha por uma resposta. Em todo o ministério de Jesus, vemos o Mestre andando junto com os seus discípulos, ensinando-os e comissionando-os. Ele os amou e investiu na vida deles.
O lugar que amamos é o lugar no qual sentimos prazer de ficar. Faça com que seus discípulos sintam-se amados. Gere relacionamento com eles cumprindo cada um dos passos acima. E chegará um momento no qual o relacionamento no discipulado tornar-se-á um estilo de vida para você e para os seus discípulos. Você é um discipulador de excelência e um consolidador de êxito.
Fonte: MIR