Levanta os teus olhos e vê. PARTE 2
Texto chave: Gênesis capítulo 13 Versículo 14 a 17
Vamos nos baseando na experiência de Abraão, que já estava andando com Deus há algum tempo, mas corria o risco de se acomodar a uma vida espiritual pobre, uma vez que já havia passado por algumas lutas e decepções, mesmo caminhando com Senhor. Foi quando Deus veio a ele e lhe deu esta palavra: “Levanta os teus olhos!”
ESTAMOS PROCURANDO ENTENDER O QUE SIGNIFICA “LEVANTAR OS OLHOS” A FIM DE VIVERMOS UMA VIDA RELEVANTE E SOBRENATURAL, CUMPRINDO O NOSSO CHAMADO.
1) LEVANTAR OS OLHOS É FAZER O ESFORÇO PARA ENXERGAR O QUE DEUS QUER MOSTRAR
– “porque toda essa terra que vês, eu a darei…”
– Entenda de uma vez por todas isso: no reino do Espírito, você não conquista aquilo que não vê! Sem a expectativa provocada pela fé, você não passará de um homem natural, pequeno, como todos os outros! Exercer fé é esforçar-se por enxergar o máximo, dentro da vontade de Deus, para perceber o que Deus está fazendo no plano espiritual. Essa é a única maneira de você viver uma vida relevante e sobrenatural.
-Ler também Isaías 43:8-9; Mateus 17:20.
2) LEVANTAR OS OLHOS É ENXERGAR ALÉM DA NOSSA PRÓPRIA VIDA E GERAÇÃO
– “essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre. Farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que, se alguém puder contar o pó da terra, então se contará também a tua descendência.” – Deus nunca chama ninguém pensando apenas em salvar aquela pessoa da perdição! Quando se revelou a Abraão em Ur da Caldéia, não pensava apenas em libertá-lo da idolatria de sua família. Desde o princípio, o propósito era descendência. Assim é também conosco. O egocentrismo, uma vida voltada apenas para o que eu preciso ou quero, não cumpre o propósito de Deus e, portanto, não o agrada. Todos nós precisamos levantar os olhos para viver por uma visão geracional, por uma descendência (tanto natural, como espiritual)! Deus quer gerar discípulos e multiplicar seu reino através de você! Por isso, é preciso pensar nos outros e não apenas em si mesmo
–Ler também João 15:5,8; Atos 20:24.
3) LEVANTAR OS OLHOS É ACEITAR O DESAFIO DE DAR PASSOS PRÁTICOS DE FÉ
– “Levanta-te, percorre essa terra no seu comprimento e na sua largura; porque eu te darei.”
– A grande diferença entre um homem de fé e um iludido é que o homem de fé caminha na direção daquilo que crê, enquanto o iludido apenas acredita que acontecerá. Depois de despertar a visão em Abraão, depois de dizer “levanta os olhos”, Deus, de certa forma, lhe disse: “Agora, ‘levanta o traseiro do sofá’ e caminha na direção dessa conquista sobrenatural. A fé sempre exige atitude. Quando vislumbramos uma vida sobrenatural, passamos alinhar nosso comportamento com o que cremos. Você nunca verá milagres acontecendo através de suas mãos, se não orar pelos enfermos. Nunca se tornará um líder bem sucedido, se não se preparar e investir em pessoas. Nunca será uma pessoa próspera, se não semear. Enfim, o que você vai fazer agora por aquilo que crê?
– Ler também Tiago 2:14,17.
CONCLUSÃO – Estimule os discípulos a comentarem sobre o que aprenderam hoje e avaliarem suas vidas a partir dessas verdades. Ore com eles, pedindo que Deus os leves a um novo nível de fé… Se houver visitantes, desafie-os a receberem a Cristo como Salvador e Senhor.
Fonte: ComunidadeCristã
Pr. Danilo Figueira