Coroas Preparadas para os Salvos
Introdução: A Bíblia faz alusão a cinco coroas preparadas para os filhos de Deus. Quando somos salvos por Cristo recebemos o dom da vida eterna e podemos ser galardoados com coroas. Vejamos as coroas:
1. A coroa da vida.
“Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap 2.10).
“Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam” (Tg 1.12).
Esta coroa é dada aqueles que perseveram na tribulação, ao ponto de morrerem por Cristo para viverem com Ele para sempre. Esta coroa é destinada àqueles que não se intimidaram, não se misturaram com o mundo e não cederam às pressões do presente século.
2. A coroa da justiça.
“Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda” (2 Tm 4.8).
Esta coroa é concedida àqueles que pelejam com galhardia até o fim, anunciam com desassombro a fidelidade do Evangelho, cumprindo assim com todo o propósito de Deus em suas vidas. Esta coroa é dada àqueles que não amaram o presente século, mas viveram em função do reino, aguardando com expectativa sua plenitude na segunda vinda de Cristo (2 Tm 4.6).
3. A coroa da alegria.
“Pois quem é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa em que exultamos, na presença de nosso Senhor Jesus em sua vinda? Não sois vós? ” (1 Ts 2.19).
Esta coroa é dada aqueles que ganham almas para Jesus. Não há alegria maior do que conduzir uma vida aos pés de Cristo. Não júbilo mais intenso do que gerar filhos espirituais. Há festa no céu por um pecador que se arrepende. Há uma coroa de alegria para aqueles que conduzem os perdidos a Cristo.
4. A coroa de Glória.
“Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória” (1 Pe 5.4.).
Esta coroa é concedida àqueles que edificam a igreja. Não é pequeno o privilégio de pastorear, apascentar, nutrir e velar pelo rebanho de Deus. Esta coroa é dada aqueles que exercem este ministério com espontaneidade, com boa vontade, com diligencia, e como modelo para o rebanho.
5. A coroa incorruptível.
“Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível” (1 Co 9.25).
Esta coroa é recebida por aqueles que terminaram com disciplina a corrida da carreira cristã. É dada aqueles que não se distraíram com coisas banais e não se perderam na caminhada, nem ficaram caídos e prostrados de desanimo no meio do caminho.
Conclusão: É por estas e outras razões esplendidas que o Ap. Paulo numa expressão de entusiasmo afirmou: “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós” (Rm 8.18).
Temos nos esforçados para receber estas coroas?