A Fidelidade de um jovem para conquistar territórios
Texto: I Sm 17:33-36
Esse texto nos leva a ver a unção de Deus na vida de Davi e o quanto ele era um jovem de características dignas de serem imitadas. Ele foi um exemplo e um modelo de jovem equilibrado, que experimentou o sobrenatural em sua vida, conduzindo uma nação.
Estaremos aprendendo com este jovem algumas qualidades de fidelidade que eram evidentes em sua vida. Podemos dizer que existem qualidades inerentes a todo jovem que deseja ser fiel. Vejamos algumas delas através da vida de Davi.
Qualidades que indicam um jovem fiel:
1. Obedecer a todos os comandos de seu pai
Temos crido que os jovens fazem parte de uma geração que será conhecida como “nações”. Porém, ninguém conquista uma nação com desobediência. Davi foi um jovem altamente obediente ao seu pai. Quando foram chamá-lo para ir até a sua casa encontrar com o profeta Samuel, ele disse que estava ocupado com os negócios de seu pai. Ele era um jovem obediente e ocupado. Davi não era apenas obediente. Muitas pessoas são obedientes, mas desocupadas. Só fazem o que lhes é solicitado, porque lhes sobra tempo. O sinal de obediência e do resultado de obediência não está na suficiência do tempo de trabalho que nos sobra, mas da maneira como administramos o tempo.
As maiores e melhores decisões que um homem toma é na sua juventude. Isso significa que não é necessário esperar chegar aos 40 anos para tomar uma decisão que pode ser tomada aos 20, como fazer uma faculdade. Um jovem, quando bem orientado, pode tomar decisões sábias. Não há nada pior para um ser humano do que envelhecer no lugar errado. Descobrir que aquilo que fez a vida toda não era a sua vocação e nem tão pouco o desejo de Deus. Davi não caiu nesse erro, pois foi um jovem obediente e cem por cento envolvido com os negócios do seu pai. Ele estava no lugar certo.
2. Estar atento aos conselhos que não edificam
Davi tinha essa qualidade de estar sempre atento aos conselhos que não lhe davam condições de lograr êxito. Todo homem de Deus precisa não ouvir conselhos de pessoas que não têm aliança com Deus, que já ficaram morosas em seus ministérios, que só evangelizam para aliviar o sentimento de culpa que carregam.
Observe que Davi se irritou profundamente com Golias por causa da afronta que ele causava para o exército do Deus vivo. E decidiu que daria cabo àquela situação, pois tinha convicção de que lutaria na força do Senhor.
Conosco não é diferente. Quantas pessoas querem nos desestimular diante de desafios que precisamos enfrentar e que nos farão ficar mais fortalecidos? Não ouça o conselho do mal. Satanás sabe que só ouvimos o conselho de pessoas que têm influência sobre nós. É por isso que, quando não vigiamos, ele usa os que estão mais próximos para nos desviar do propósito de Deus.
Os irmãos de Davi, homens adestrados de guerra, aconselharam-lhe que não enfrentasse o gigante, que não fizesse o que Deus estava colocando em seu coração.
Saul, rei de Israel, era aparentemente muito maduro, parecia ter muita experiência, mas estava com a voz fora da promessa e aconselhou mal a Davi, dizendo que ele era muito jovem para lutar contra o filisteu. A omissão de Saul era um sim para o diabo continuar usando Golias para afrontar a nação israelita. Na realidade, Saul, era um desacreditado, que não tinha mais autoridade sobre o exército. Muitos fazem isso ainda hoje, quando dizem para você: “não entre nessa de que em 2008 o Brasil será outro”, e por aí vai.
Entretanto, nada pôde deter Davi. Ele rejeitou tanto o conselho dos seus irmãos quanto o do rei e afirmou que o gigante cairia. E foi exatamente o que aconteceu: Davi matou Golias. Porém, ele só conseguiu cumprir o propósito de Deus, porque era um líder ousado, determinado, que sabia o que queria. Quando um líder sabe o que quer ele sempre tem o respaldo de Deus e a ele uma multidão é entregue.
3. Ouvir apenas relatórios de vitória
Todo jovem conquistador precisa ter relatório de vitória. Davi era um homem que tinha sempre em seus lábios um relatório de vitória. Ele confiava no Deus que servia.
Davi foi um líder de guerra. Em uma guerra não se dá relatório modesto. Davi foi logo dizendo para Saul que ele guerreava contra urso e contra leão. Ele foi firme diante do rei e falou com domínio e com coragem. Davi sabia que numa guerra ou se é vitorioso, ou é derrotado.
O urso significa a carne, o pecado; é uma figura de dominador. Davi estava dizendo para o rei que ele como jovem tinha autogoverno em sua vida e que sabia vencer as obras da carne. O leão é uma figura daquele que governa com autoridade sobre, por isso Davi disse que quanto ao inimigo ele exterminava por completo.
Davi mostra dois quadros que representa o nosso dia a dia, mas por outro lado ele estava dizendo que seu alvo não era mais matar nem urso e nem leão, mas derrubar o gigante. Deus quer que cada um de nós aprenda a derrubar os gigantes que tentam nos derrubar, como a mentira, a fornicação, a lascívia, inveja, falsidade, competição, conversas paralelas que contaminam a sua alma, novelas, filmes indecentes, sites imorais, etc.
Precisamos fazer a oração de Jó, quando ele pediu a Deus que não permitisse que os seus olhos contemplassem a imoralidade, nem sangue e nem calamidades. Deus é fiel a oração de seus filhos quando nos esforçamos. Davi não apenas derrubou o gigante, ele degolou Golias, matando-o. É isso que precisamos fazer para arrancar definitivamente todos os gigantes que tentam assolar a nossa alma. Não deixe que o inimigo se mantenha em pé diante de você em circunstância nenhuma.
Davi foi um jovem que alimentou seus irmãos. Ele foi chamado pelo seu pai para alimentar a célula principal. Ainda hoje, Deus continua à procura de jovens que também serão chamados pelos pais para alimentar a célula principal, apresentando o Evangelho do Reino e promovendo libertação e cura. E todos os gigantes que se levantarem para atrapalhar o propósito de Deus na vida de nossos familiares cairão.
Golias tinha uma técnica para amedrontar o povo: o stress. Ele chegava diante do exército pelas manhãs e perguntava quem iria enfrentá-lo. Então, voltava para dormir, enquanto o povo ficava na maior aflição. Depois às 6h da tarde, voltava para ver se algum corajoso havia aparecido. E o povo ficava stressado com aquela situação que ninguém conseguia resolver. Satanás tenta vencer os filhos de Deus no stress, no cansaço, deixando-os sem força diante das ameaças, sem coragem para lutar. Davi chegou como um bálsamo para o stress daquele povo e os lembrou da aliança que tinham com o Deus vivo.
Hoje se levanta uma geração que será conhecida como “derrubadora de gigantes”. Como jovem você vencerá o urso, que representa a carne, você vencerá o leão, que representa os governos mentirosos que queriam lhe dominar. Você matará a cada um. Vencerá o urso, o leão e o Golias. Eles não somente cairão, mas serão exterminados ao fio da espada. Arranque a cabeça do gigante e seja um jovem fiel a Deus e conquistador de territórios. Deus lhe faz uma nação forte!
Apóstolos Renê e Ana Marita Terra Nova