Perseverança – Uma arma para o êxito

Estamos em tempo de crescimento para avanço. Nunca se ouviu tanto sobre crescimento de igrejas! Líderes tendo grande êxito em suas cidades e territórios, avançando e conquistado. Os ministérios se tornando uma referência local.
Sempre ouvimos falar de homens de Deus, pastores-empresários que têm sido bem sucedidos em suas empreitadas e que estão sempre a contar seus testemunhos.

Mas será que este êxito para eles veio facilmente? Será que foram possíveis estas conquistas sem lutas, sem desafios, sem muitos esforços?
Há uma certa crise em meio à juventude. São questionamentos quanto ao futuro de suas vidas e isto se torna, ainda, maior quando analisada a classe social e familiar. Quando um jovem não tem segurança familiar, ele tende a crescer tomado de inseguranças e medos, vindo daí os questionamentos quanto ao seu futuro. As dúvidas tornam-se muitas e eles passam a duvidar das possíveis vitórias.

O Jovem observa ao seu redor, que os demais estão crescendo, prosperando, tendo êxito em suas áreas de atuação e se questiona: Será que vou conseguir? Será que um dia eu terei uma família feliz? Será que vou conseguir casar corretamente e com a pessoa certa? Conseguirei ter êxito na minha vida profissional? Será que consigo fazer uma célula multiplicar-se? Será que Deus confia em mim para tantas responsabilidades?
São inúmeros os questionamentos com respeito ao seu êxito, que na maioria das vezes parece improvável aos olhos do homem, ao deparar-se com a TRIBULAÇÃO.

A Bíblia nos fala em Rm 5:3: “Não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança”.
Todos estão expostos à Tribulação: “O sol nasce para justos e injustos” (Mt 5:45).
Os desafios em nossas vidas são constantes e temos que vencer um gigante todos os dias. São níveis diferentes de desafios, mas todos precisam ser vencidos. Lembre-se que: “Não sobrevém provação que não seja humana, antes fiel é Deus que juntamente com a provação também nos dá o escape” (I Co 10:13).

Isto é, simplesmente, maravilhoso, pois se acreditarmos nesta afirmação bíblica já somos vencedores antes da luta ser iniciada. A diferença está em como você encara a Tribulação. Para você é tribulação ou provação?
Agora que você é sabedor da promessa em I Co 10:13, precisas decidir o que fazer diante da tribulação. Você vai ceder à pressão ou vai enfrentá-la, vencendo e avançando?

Em I Sm 17 vemos o relato de como Davi derrotou o gigante Golias. Antes de acertar-lhe uma pedra em sua cabeça e depois, lhe degolar o pescoço.
Veja o que ele fala em I Sm 17:36 e 37: “O teu servo matava, assim o leão como o urso, e este incircunciso filisteu será como um deles, porque afrontou os exército do Deus vivo. O Senhor livrou-me das garras do leão e do urso, ele também me livrará das mãos deste filisteu”.

Vejamos Três passos para derrubarmos o Gigante: 

Primeiro: Creia no livramento de Deus. Sempre! 
Davi acreditou que o mesmo Deus que o respaldou para matar o leão e o urso o faria diante do Gigante, e Davi estava certo. Deus é assim! Está sempre disposto a te dar vitória em uma causa que lhe agrade o coração.
O seu Deus procura argumentos para te abençoar. O maior destes foi entregar o Senhor Jesus como filho unigênito em sacrifício por nossos pecados. O Pai fez isto, pois ele precisava de um argumento para nos dar o direito da salvação.
Você está travando uma grande luta? Ela parece sem solução? Está difícil? Lembre-se! Você já é um vencedor e tudo foi conquistado na cruz. A vitória é certa, a tribulação vai passar e, mais uma vez, você sairá vencedor, pois tem um Deus que pode todas as coisas.

Segundo: Lembre-se que a guerra é do Senhor. 
O filisteu afrontou o exército do Deus vivo. Não somos qualquer um! Somos parte de um exército cujo Deus nunca perdeu uma só batalha. Não há derrota em Deus!
Você é de extrema relevância para Deus. Você é o melhor de Deus nesta terra. O teu inimigo tenta desviar sua atenção do sucesso eminente. Ele (o inimigo) sabe que já perdeu, e vai tentar provar-te o contrário. Há quantos satanás puder enganar, ele o fará.

Terceiro: Veja o gigante como um derrotado. 
Davi em nenhum momento chamou-o de gigante. Davi sempre se refere a Golias como um filisteu, um homem comum, prestes a ser morto, colocando-o no mesmo nível do leão e do urso que havia vencido antes.
É só mais um obstáculo que será vencido. Não dê importância, além da merecida, a um problema. Você está sendo provado para ser aprovado. O Senhor já te deu muitas vitórias antes e Ele o fará novamente. Peça a Deus para abrir seus olhos, passando a contemplar a vitória e não o sofrimento.

“A leve e momentânea tribulação não se pode comparar com o peso eterno de glória do por vir” (II Co 4:17).
A tribulação vem para produzir algo em você. Perseverança, experiência e esperança. “A Perseverança te conduz ao sucesso e ao êxito”

Entre os empresários, de grandes performances no mundo dos negócios, dos dois últimos séculos, uma boa parte deles, provou da falência em média seis vezes. É isso mesmo! Seis vezes!

Para quem não herdou fortunas e nem ministérios de sucesso proveniente de seus pais, o caminho é começar do nada ou do quase nada que possuímos.

O segredo é não desistir! Só há um jeito: perseverar, permanecer e insistir, até conseguir. Tem uma música, na Rede Juvenil, que ilustra bem esta realidade:

“Uma semente brota em meu coração
Uma nação desata dentro do meu ser
Sou uma nação, estou crescendo
Estou rompendo, e conquistando
Estou avançando, não vou correr
Eu vou voar, vou insistir até conseguir
Até conseguir, não vou desistir… ”

A Experiência consolida os nossos passos
A experiência, na vida de um indivíduo, só é adquirida com o tempo. Não basta ler, estudar ou ouvir a experiência de vida que só acontecem através de situações vividas, e que, na sua grande maioria, são provações, momentos de desafios que nos incitam a pensar, raciocinar, e no caso do crente, buscar a dependência de Deus, exercitando a sua Palavra. A experiência não está nas prateleiras dos supermercados, disponíveis para quem queira.
Somente o tempo nos concede oportunidades e quando estas aparecem precisamos ficar atentos para que as aproveitemos ou não, pois a oportunidades que não devemos aproveitar te levam a pecar e a afastar-se do teu Salvador, porém virão oportunidades que te darão grande crescimento e mesmo que o sucesso não seja imediato, certamente será uma preparação para o êxito.

A Esperança antecipa nossas vitórias
A Esperança é a expressão final na vida de um homem bem resolvido. É o produto final de um tempo de perseverança e experiência, produzida pela tribulação, ou seja, pela provação.

TRIBULAÇÃO + PERSEVERANÇA + EXPERIÊNCIA = ESPERANÇA

A Esperança não confunde e nos gera alegria em momentos de desafios. (Pv 10:28)
A Esperança conforta os nossos corações em momentos difíceis. Não há nada de anormal em sentir-se impotente ante certas situações em nossas vidas, e é para estes momentos que a Esperança existe. Ela é o grande reservatório extra da Fé!

Nos agarramos a ela e nos alimentamos dela e quando fazemos isto nosso ânimo é, gradativamente, revigorado. Ao analisarmos nossos desafios iremos descobrir que muitos deles são comuns a todos nós e que a diferença está em como as encaramos.

A Esperança nos proporciona um ponto de vista superior àquele que não a possui.

A análise de um esperançoso sempre será otimista. Jesus deixou claro seu posicionamento ante aos desafios dizendo: “No mundo tereis aflições, mas tenha bom ânimo, eu venci o Mundo (Jo 16:33).

Bp. Maurício Castro

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *