Que todos os homens se salvem
O Ministério de Homens é, antes de tudo, uma idéia do próprio Senhor Jesus. Diz a Bíblia que Jesus passava junto ao mar, e observou dois irmãos, Pedro e André, e eles lançavam a “rede” ao mar. Mas adiante encontrou outros dois irmãos, Tiago e João e esses consertavam as redes. (Mateus 4:17-21)
“Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. E Jesus, andando ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, os quais lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Eles, pois, deixando imediatamente as redes, o seguiram. E, passando mais adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, no barco com seu pai Zebedeu, consertando as redes; e os chamou.”
Três coisas ficam bem claras aqui:
1º) O Anúncio de que o Reino de Deus é Chegado, “porque é chegado o reino dos céus;
2º) Que homens pescariam outros homens ” Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens”. E em
3º) Homens que Cuidam do Ministério, “consertando as redes” Este acontecimento, marca o início do ministério de proclamação do Senhor Jesus.
Também marca o início da escolha e treinamento dos seus 12 discípulos. E ele começa debaixo de uma unção de conquista (ganhar), de discipulado (vinde após mim) , de governo (eles já eram doze) e organização (lançariam redes sobre os homens).
Josué ao tentar motivar o povo, a entrar em Canaã e a possuí-la, ele diria que os homens daquela terra, eram como pão em suas bocas, prontos para serem comidos (Números 14:9). É bom lembrar, que Josué fala debaixo de uma unção, onde eles durante 40 anos não fizeram nenhum esforço para comer pão, uma vez que o maná caia de graça todos os dias do céu. Assim será a nossa conquista.
O Ministério de Homens é assim, um poderoso instrumento de Deus para alcançar, apascentar e organizar homens, debaixo da proclamação do Evangelho.
Ao convocar seus primeiros discípulos, Jesus disse que eles seriam pescadores de Homens. Todos eles (Pedro, Tiago, João e André), estavam lidando com redes. Essa figura pode parecer simplória, mas se tornaria no principal símbolo de identificação dos primeiros cristãos. Jesus mesmo se apresentaria dizendo ser o Alfa e o Omega, o princípio e o fim. (Apocalipse 1:8; 21:6; 22:13). A letra grega é “a”, e ela nos lembra um peixinho. E, era com essa figura que se tornaria em código, que os primeiros cristãos se identificavam. O Alfa aponta para o início da Igreja. Se a ovelha, fora o símbolo escolhido para o povo de Israel e até mesmo a restauração das muralhas de Jerusalém, começavam a partir da “porta das ovelhas”, o peixinho fora o escolhido para o início da Igreja.. Diante do lago de Genesaré, ou Galiléia, ambas palavras apontam para as nações, para as etnias, para os gentios. A primeira pesca, seria um ato profético de como essa Igreja cresceria. Com multidões sem limites. Enquanto que a segunda grande pesca, onde aponta um uso apropriado das redes, para a pesca do tipo do peixe focalizado, acrescentaria o momento quando esses 153 grandes peixes, representariam homens em posição de destaque e influência que também seriam alcançados, e conseqüentemente, alcançar a outros.
Billy Granham disse, que até podemos estar fazendo muitas coisas para Deus, mas se não estamos fazendo discípulos, ainda não começamos a fazer nada. Com uma autoridade extraordinária, como evangelista e um líder de excelência, Billy Granham acertou em cheio na questão de sermos pescadores de homens. O pescador não fica sentado na praia, esperando que os peixes lhe venham ao encontro. Mesmo nos milagres das “pescas maravilhosas”, os discípulos tiveram de entrar no barco e navegar em águas profundas.
É exatamente aí, na grande comissão que percebo a autenticidade da escada de sucesso: “Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado. E certamente estou convosco todos os dias, até a consumação do século.” Mt. 28:19-20.
Ide, é o primeiro e último degrau da escada de sucesso.
Fazei discípulos,batize-os , consolidar a colheita, construir muros de salvação em torno da conquista.
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado. Treinar. Equipando os santos (Ef.4) . Paulo diria a seu discípulo Timóteo: “E o que de mim, através de muitas testemunhas ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros”. II Timóteo 2:2
Assim sendo, o fundamento da Igreja está em Cristo, e Ele os repassou aos apóstolos, que repassaram aos seus discípulos, e que instruíram outros e outros. A visão celular é simples assim; prática assim. Por isso, ela confunde os esclarecidos e, esclarece os confundidos. Aflige aos confortados e conforta os afligidos. Nos lembra, que temos um chamado e fomos vocacionados (Ef.4:1) no momento de nossa salvação, para sermos ganhadores, discipuladores e treinadores de homens que pesquem homens, a fim de que eles também conheçam, o homem da Galiléia, Yeshua Ha Ma Shia.
O Brasil está mudando à olhos vistos. Não vê quem não quer. E a Igreja Evangélica é o principal articulador desta mudança. E como a Igreja é um organismo fora do controle da mídia, do governo, da política ou de quem quer que seja. Mas, influi no curso de tudo isto, ela incomoda. Constantemente é alvo de todo tipo de ataques. Mas, ainda assim, contrariando todas as expectativas, continua crescendo e aumentando a sua influência. Não escondemos em nenhum momento onde queremos chegar. Nosso alvo é a Redenção da Nação. E uma nação é redimida quando o seu povo é restaurado. Redenção é pagamento de dívida! Em Colossenses 2:14, o apóstolo Paulo diz que Jesus cancelou todo escrito de dívida que havia contra nós, cravando-os na cruz. A redenção do Brasil já está pronta, e sendo colocada em prática, através de homens, resgatados para resgatar, livres para livrar, servos para servir, amados para amar, salvos para salvar, alcançados a fim de alcançar.
O Ministério de Homens deve ser constituída de pessoas como eu e você. Que conheceram o poder extraordinário da redenção, e não podem ficar com isso somente para si mesmos. Mas entendem que por comando do Messias, foram feitos agora: “pescadores de homens”.
Deus os abençoe, Homens de Deus!
Núcleo de Apoio Cristão