Perdendo a vida no ambiente da vida. PARTE 2
Texto-chave: Atos capítulo 20 versículo 7 a 12
A igreja em Trôade vivia a sua rotina abençoada. Naquele domingo, ninguém menos que o apóstolo Paulo, que visitava os irmãos ali, estava pregando, mas um jovem chamado Êutico, caiu de uma janela e morreu, porque dormiu durante o culto… Hoje em dia isso está acontecendo com muita gente no meio da igreja. Há crentes morrendo espiritualmente, apesar de estarem num ambiente abençoado como o da Casa de Deus.
VAMOS AVALIAR O QUE LEVOU O CRENTE ÊUTI-CO À MORTE E TENTAR TRAZER ISSO PARA NOSSA VIDA ESPIRITUAL.
1) ÊUTICO É A FIGURA DOS ABENÇOADOS QUE PASSAM DA VIDA PARA A MORTE
– “Um jovem, chamado Êutico… caiu do terceiro andar abaixo e foi levantado morto” (vs. 9)
– Seu nome significa “afortunado” (ou “abençoado”) e por isso ele pode representar qualquer um de nós, alcançados pela salvação. Somos todos “Êuticos” por podermos estar onde estamos e vivenciar o que vivenciamos, mas, como esse jovem, podemos perder a riqueza de tudo e morrer espiritualmente, trazendo tristeza e dano à marcha da igreja… O culto teve que parar porque Êutico, descuidado, caiu e morreu. Isso é um alerta para nossas vidas! – Ler I Coríntios 10:12.
2) ÊUTICO MORREU PORQUE FEZ O CAMINHO INVERSO DO FERVOR
– “Êutico, que estava sentado numa janela…” (vs. 9)
– Talvez um dia esse jovem tenha sido um daqueles que sentavam na frente, com caderno e caneta, aos pés do pregador. Mas ele foi se permitindo distanciar e agora fazia parte da “turma do fundão”, daqueles que estão ali, mas nem tanto. É muito perigoso quando admitimos recuar, diminuir a marcha, seguir Jesus de longe, como Pedro, que terminou chorando amargamente (Leia Lucas 22:54,62). O primeiro amor não é perdido, é abandonado! Quando deixamos de ser fervorosos, de estar no centro do mover de Deus, para nos acomodar numa posição mais distante, dispersa, descomprometida, estamos nos colocando em perigo
– Ler também Romanos 12:11-12.
3) ÊUTICO MORREU PORQUE SE PERMITIU DESCONECTAR
– “adormecendo profundamente…” (vs. 9) – Provavelmente, tudo começou com um cochilo, algumas “pescadas” durante o culto… Às vezes, achamos que nos desligar do que Deus está fazendo, do que a igreja está vivendo, é um processo normal, até um direito nosso. Entretanto, quando damos lugar à carne, entramos num caminho de esfriamento que pode terminar em sono profundo. Muitas das pessoas que já não estão mais na fé, começaram seu afastamento pensando: “É só um culto que eu vou faltar, são só alguns dias sem orar, é só um pecadinho que eu não vou confessar.” E, assim, começaram a ser tomadas pelo sono da morte
– Ler também I Tessalonicenses 5:5-6; Romanos 13:1-2; .
4) ÊUTICO MORREU PORQUE PERDEU A CAPACIDADE DE PERCEBER A RIQUEZA DAQUELE MOMENTO
– “adormecendo… durante o prolongado discurso de Paulo” (vs. 9) – É admirável o fato de que ele dormiu profundamente “durante” uma tremenda palavra apostólica! Havia uma discrepância enorme entre a sua postura e o mover de Deus naquele lugar. Sua atitude não era coerente com o ambiente. Ele perdeu a noção da santidade e do caráter celestial da vida da igreja! Quando nosso comportamento não reflete e não valoriza o que Deus está fazendo, estamos perto da morte espiritual. Um dos principais sintomas na vida de alguém que esfriou é o desprezo pelo que está acontecendo na igreja. Tudo passa a ser tratado como algo comum e desinteressante – Ler Jeremias 6:19.
5) ÊUTICO MORREU PORQUE FOI VENCIDO POR UMA DIFICULDADE PESSOAL
– “vencido pelo sono, caiu do terceiro andar…” (vs. 9) – Há coisas que precisamos vencer para não perder a fé: cansaço, mágoas, argumentos de incredulidade, preguiça, orgulho, pecado… Aquele jovem foi vencido pelo sono (se provocado pelo cansaço ou pelo desinteresse, não sabemos). Podemos concluir que ele não lutou o suficiente para manter-se acordado… Muitas vezes, perdemos o vigor espiritual, porque nos entregamos, deixamos de nos esforçar e somos vencidos pela nossa carnalidade
– Ler Romanos 12:21.
6) ÊUTICO MORREU PORQUE BRINCOU DE SE EQUILIBRAR NA FRONTEIRA ENTRE A LUZ E AS TREVAS – “caiu do terceiro andar abaixo e foi levantado morto…” (vs. 9) – Aquela janela era o limite. Dali para dentro havia a luz e a vida do povo de Deus. Dali para fora, as trevas e a morte do mundo. Este definitivamente não é o lugar para um crente ficar, mas Êutico achou que teria sempre o controle da situação. Sentou e desconsiderou os riscos que corria. Por isso, caiu do terceiro andar e morreu… A vida cristã que não é radical é sempre vulnerável. Quando uma pessoa decide ser crente, mas “nem tanto”, decide ser da igreja, mas não se envolver muito, quer a bênção, mas não rejeita drasticamente o pecado, está no lugar mais perigoso em que poderia estar.
– Ler também Tiago 4:4; Apocalipse 3:15-16.
CONCLUSÃO – Antes de ter um tempo de oração com a célula, leve os participantes a refletirem se não estão numa situação parecida com a de Êutico, correndo o risco da queda por causa da frieza e do descompromisso. Peça para uns orarem pelos outros, depois de estimular aqueles que se sentem vulneráveis, a se apresentarem. Se houver visitantes, desafie-os a entregarem-se a Cristo.
Fonte: ComunidadeCristã
Pr. Danilo Figueira